Search
  • Caio Shindo

Direção de Cena - Como "blocar" uma cena?

Um dos termos que mais me chamaram atenção no estudo de direção de atores e direção de cena, é a "blocagem" de cena. Do inglês blocking a scene é essencialmente a passagem de uma cena para analisar os movimentos e posicionamentos de câmera. Assim, é uma passagem "livre" onde os atores podem explorar a cena enquanto o diretor e diretor de fotografia buscam planos que dialoguem com a atuação e cenário para alcançar o melhor efeito possível.





A blocagem de cena pode ser bastante complexa, já que a busca pelo melhor plano possível pode levar muito tempo e cansar os atores e técnicos. Por isso que diretores iniciantes podem ficar ansiosos e temerosos de fazê-la, optando por simplesmente começar a filmar logo e ir mudando as coisas na medida que a filmagem se desenrola. Essa técnica é válida, mas também gera outro problema como erros de continuação e uma enorme quantidade de material bruto como resultado. Uma blocagem bem feita vai economizar tempo e reduzir redundâncias de material bruto, seus atores, técnicos e editores ficarão felizes e seu cliente vai te amar.


Você pode pensar em blocagem como a coreografia de uma dança, todos os elementos do set (atores, veículos, técnicos, equipamentos, etc) todos devem se mover em perfeita harmonia uns com os outros. A maior diferença é que o diretor tem de pensar na imagem na tela, o resultado final que, preferencialmente, vai esconder tudo isso e respirar vida na imagem.


Aqui vão 5 pontos que eu gosto de lembrar quando eu bloco uma cena.


1. Deixe os atores buscarem a cena sozinhos de primeira, aí, quando você entrar para sugerir algo será baseado em algo que você já viu.

2. A posição da câmera é determinada pelo que é importante na cena.

3. Um plano de filmagem bem feito servirá como mapa e vai te ajudar em todo o processo.

4. Blocar é como montar um quebra cabeça, as peças vão se encaixando num processo.

5. Quando o tempo é um problema, siga com a câmera em uma só direção. Assim você evita ter de virar a câmera para contra planos.


Como tudo na vida, blocar uma cena com atores e técnicos é uma habilidade e exige prática e dedicação. Quanto mais você fizer, mais confortável você será.


Se você quiser saber mais, tem um vídeo do canal FilmSkills que explica o conceito.


Comenta aqui em baixo o seu processo de filmagem com os atores.

201 views0 comments

Recent Posts

See All